Um fato pouco conhecido da vida do grande gênio Isaac Newton é que ele dedicou vários anos de sua vida ao estudo da alquimia. Uma pergunta natural que surge é,
Porque tais estudos foram mantidos durante muito tempo quase em segredo? As razões são varias, por exemplo:
a) Durante muito tempo a pratica da alquimia foi considerada ilegal.
b) Na época em que Newton viveu, a alquimia era considerada a ciência dos tolos, e não ficava bem associa-la a imagem do grande gênio.
Um outro fato curioso é mesmo depois de sua morte a maior parte dos trabalhos de Newton sobre alquimia permaneceram sem ser publicados. Algumas das razões para isso são:
a) Newton usava uma linguagem quase criptografada para relatar seus experimentos, uma linguagem que só ele entendia.
b) Não se conhece os objetivos com que ele realizava cada experimento.
c) Não se conhece a cronologia dos manuscritos deixados por ele.
Alem disso, no ano de 1678 seu laboratório pegou fogo e boa parte de seus manuscritos se perderam. Apesar dessas dificuldades vários pesquisadores continuam tentando determinar o objetivos desses experimentos. Já se sabe por exemplo, que é quase impossível que Newton não tenha tentado fabricar a pedra filosofal. Alguns pesquisadores no entanto, acreditam que o objetivo era encontrar alguma coisa que pudesse proporcionar o bem estar as pessoas de uma forma geral. Por exemplo, boa saúde ou ate mesmo retardar o envelhecimento. A única coisa que se pode afirmar com certeza, é que reconstituir os passos de Newton para determinar o objetivo de seus experimentos constitui um complicadíssimo quebra – cabeças que desafia alguns dos melhores pesquisadores do nosso tempo. Se algum dia esse quebra – cabeças será totalmente desvendado só o tempo dirá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário